Postagens Recentes:

# Acidez dos oceanos pode exterminar vida marinha até o final do século, revela pesquisa

Cientistas das universidades de Plymouth e de Santa Catarina divulgaram os resultados de uma pesquisa que estudou os efeitos do fenômeno da acidificação dos oceanos em organismos unicelulares no mar mediterrâneo.

(Foto: Divulgação / Fapesp.)

De acordo com os estudiosos, 30% dos foraminíferos pesquisados que habitavam os arredores de respiradouros submarinos vulcânicos de dióxido de carbono na baía de Nápoles, na Itália, desapareceram em decorrência do aumento dos níveis de acidez no local.

Segundo o estudo, o aumento do CO2 na região fez com que 24 espécies catalogadas anteriormente fossem reduzidas a apenas quatro. O mais preocupante, porém, é que o ponto de inflexão, ou seja, de morte desses seres, ocorre com o pH de 7.8.

“Este é o nível de acidez previsto para o final do século”, alertou um dos autores da pesquisa, Dr. Jason Hall-Spencer. Ele informou ainda que nesse grau de acidificação os organismos calcificados começam a desaparecer e os que não calcificam, assumem o controle.

"Estamos caminhando para que seja o caso neste século. A grande preocupação para mim é que, se não reduzirmos as emissões de carbono, corremos o risco de extinções em massa, degradação das águas costeiras e incentivo dos surtos de algas e águas-vivas tóxicas”, afirmou.

Fenômeno pode ter causado extinção da vida marinha no passado

A pesquisa ainda revelou que registros geológicos de 55 milhões de anos mostram uma sequência de fenômenos semelhantes aos atuais: liberação maciça de dióxido de carbono, seguida pelo rápido aquecimento dos oceanos e extinção da vida marinha.

Com isso, os estudiosos desconfiam que o processo de acidificação também aconteceu naquela época. "Esse foi um período em que grandes mudanças aconteceram na ecologia marinha", afirmou Dr. Hall-Spencer, que reforçou ainda que os estudos atuais podem permitir uma previsão do futuro dos oceanos.

[Escavocado do: Portal EcoDesenvolvimento]

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias