Postagens Recentes:

# Mulher, já pensou na possibilidade de não conseguir um bom emprego por ser bonita demais?

É o que deve estar pensando Debrahlee[1], funcionária de um banco americano que diz ter sido demitida porque suas curvas tiravam a atenção de seus colegas de trabalho homens.

Desde 2008, quando começou a trabalhar no Citibank, diz receber comentários inapropriados e sexistas de seus chefes. Ela relata que os mesmos, inclusive, a orientaram a usar roupas menos justas, mas alega não tê-lo feito porque outras funcionárias do banco usavam roupas mais justas ainda.

Ela pediu transferência de setor, mas o problema continuou. Ela chegou a entrar com um processo contra o banco, que não comentou a ação.

Em situação parecida esteve Georgina Wilbourne[2], ex-funcionária de uma padaria britânica em 2009. De acordo com a reportagem do canal online de notícias G1, a chefe de Georgina Wilbourne a demitiu sob a justificativa de que ela trabalhava muito devagar. Georgina Wilbourne retruca dizendo que, na verdade, foi demitida porque sua chefe ficava com ciúme pelo fato de ela chamar mais a atenção dos clientes da loja com suas curvas.

Depois de sair do emprego, Georgina posou para ensaio de jornal. (Foto: Reprodução/The Sun)

Tanto em um caso como outro, reparem, são as demitidas quem atribuem a causa do problema a própria beleza. Na verdade parece não haver nenhuma evidência de que realmente seja isto, a não ser a fala das duas.

É impossível realizar qualquer tipo de avaliação do perfil com base em tão poucas informações sobre ambos os casos. As características deles, no entanto, lembram muito os traços do transtorno de personalidade narcisista.

Este transtorno é definido pelo Manual Estatístico Diagnóstico de Transtornos Mentais,[3] da Associação Psiquiátrica Americana, como "um padrão invasivo de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos."

E segue dizendo que Essas pessoas constantemente se preocupam com  fantasias de sucesso ilimitado, poder, inteligência, beleza ou amor ideal (Critério 2). Elas podem ruminar acerca de uma admiração e privilégios a que teriam direito e comparar a si mesmos com vantagem  sobre pessoas famosas e privilegiadas."

Para a realização de um diagnóstico é preciso uma avaliação muito mais criteriosa, atendendo a outros critérios também. Esta semelhança, no entanto, serve para se questionar até que ponto elas foram demitidas por realmente serem "bonitas demais", ou se isto é apenas uma fantasia ou racionalização delas. Poder ser, inclusive, verdade que foram demitidas por se vestirem inadequadamente.

Por outro lado, Alena Gerber [4], jovem alemã que foi banida de um calendário também por ser muito bela, realmente parece ter sofrido discriminação por isso.

A própria reportagem do G1 já comenta que as outras modelos que posaram para o calendário reclamaram da beleza de Alena Gerber. Diziam que ela tinha muitas curvas para uma alemã.

Existe um ditado popular que diz que as mulheres não se arrumam para os homens, e sim para outras mulheres. Se é mesmo verdade isto, faz algum sentido que algumas mulheres sintam-se "inferiores" diante de outras muito bonitas.

A beleza realmente tem um papel importante em nossas relações interpessoais. Vicente Caballo, importante psicólogo espanhol, autor do Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais [5], traz, em seu livro, dados sobre isto. Pessoas com boa aparência são mais aceitas socialmente do que aquelas que não se apresentem bem.

Importante dizer também que "boa ou má aparência" está muito ligado ao "cuidar de si", e não apenas a ter um "corpitchu lindu". Saber se vestir adequadamente, por exemplo, transmite uma boa aparência.

Seguindo esta perspectiva, vestir-se como se estivesse indo a uma festa quando está trabalhando não é vestir-se bem.

Uma pergunta trazida por Vicente Caballo em seu livro que serve para terminar este texto é: que condições tem alguém que não cuida nem de si, de cuidar de uma outra pessoa (namorado/a) ou de um trabalho?

Referências:

[1] Canal de Notícias G1 - Globo -  Americana que afirma ter sido demitida por ser 'sexy demais' recorre.
[2] Canal de Notícias G1 - Globo - Britânica diz que foi obrigada a deixar trabalho em padaria por ser 'sexy demais'.
[3] Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais - DSM IV - Associação Psiquiátrica Americana.
[4] Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais - Vicente E. Caballo.
[5] Canal de Notícias G1 - Globo -  Alemã é banida de calendário suíço por ser 'sexy demais'.

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias