Postagens Recentes:

# Vespa do figo e figueira evoluíram juntos

A análise do mais antigo fóssil da vespa do figo conhecido até hoje revelou que este inseto permaneceu praticamente inalterado ao longo de mais de 34 milhões de anos.

Fóssil da vespa do figo foi encontrado na ilha de Wight.

Este fóssil foi encontrado na Ilha de Wight (Reino Unido) nos anos vinte do século passado, mas foi erroneamente classificado como pertencente a uma formiga  até que técnicas modernas de análise permitiram descobrir a qual espécie pertencia.

De acordo com Steve Compton, investigador da Universidade de Leeds e líder deste estudo que foi publicado na "Biology Letters", “o que  faz deste fóssil tão fabuloso não é apenas a sua idade, mas as semelhanças com as espécies modernas”. Tal significa que a estreita relação entre este tipo de vespa e a figueira foi desenvolvida há mais de 34 milhões de anos e que se manteve inalterada desde então.

Steve Compton comparou o fóssil com vespas do figo atuais e constatou que a forma e as características dos insetos são semelhantes. Evidencias moleculares levam-no a acreditar que “as vespas do figo e as figueiras foram evoluindo juntas por mais de 60 milhões de anos" e que, apesar das diferenças de clima e de predadores, estas plantas e os seus polinizadores são um exemplo de uma boa adaptação à evolução.

A ligação entre a vespa do figo e o seu anfitrião é de mútua dependência e benefícios. Estes insetos de 1,5 milímetros de comprimento têm desenvolvido uma fisiologia particular que lhes permite introduzir-se dentro das flores das figueiras, tornando-se essenciais para a polinização da planta.

Fonte: Ciência Hoje. (Adaptado ao português brasileiro.)

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias